olha só !
Será que ele vai escolher engenharia ?
No quadro da figura acima tem muita coisa parecida com que um estudante de engenharia se depara ao longo do curso. Muita Matemática básica .
Olhando para o quadro ... um bom começo seria identificar o que de Matemática básica aparece aí ...
por exemplo: frações ? polinômios ? equações ? expressões algébricas ? radiciação ? trigonometria ? regra de três ? ou ....?
Saber resolver é outra história .. mas identificar "o que é" para buscar ajuda ... parece importante ...
Estudantes (de engenharia nosso foco aqui) que já passaram pela sétima série poderiam começar a resolver meio por tentativa ... por intuição ... sem se importar em saber o nome "disso" .... as vezes dá certo. Aí que mora o perigo! ... muitos erros básicos acontecem assim ...na tentativa e erro .. por vagas lembranças meio bagunçadas .... ora vale ora não vale .. que coisa !!!!
Por isso é importante reconhecer "o que é" , e ir buscar na teoria o que realmente é possível fazer ...desta forma limpamos possibilidades de "BSURDOS" !!!
Olha só o que ocorre quando se resolve uma questão sem conhecer os conceitos e propriedades matemáticas?
Por que o resultado deu esse "BSURDO" ? Que conceitos ou propriedades matemáticas foram violados para se chegar a "2 = 0" ?
Não soube aplicar o produto notável (x-3)² seria: x² - 3x - 3x + 9 = x² - 6x +9 ..
ResponderExcluirentão ficaria
x² - 6x + 9 = 7 + x²
ao ter x² de sinais iguais, cancela já que se passa pra o outro lado fica negativo
-6x + 9 = 7
-6x = 7 - 9
-6x = -2 . (-1)
6x = 2
x = 2/6
x= 1/3
Isso mesmo , não soube desenvolver o produto notável . Poderia também ter usado a definição de potenciação abrindo a expressão : (x-3)² = (x-3).(x-3) e depois aplicar a propriedade distributiva obtendo : x² - 3x - 3x + 9. Todo problema da resolução estava aí . Bem identificado.
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