quinta-feira, 15 de maio de 2014

Um pouco de História - POTENCIAÇÃO

A ideia de potência é muito antiga,  conceitos  dos quais se têm registros datam do século III a.C. através do astrônomo e inventor Arquimedes em sua tentativa de calcular quantos grãos de areia seriam necessários para encher o universo.  Nessa época, tinha-se a ideia de que as estrelas limitavam o nosso universo dando-lhe um formato esférico e, ao calcular o volume dessa esfera astronômica, chegaria ao resultado desejado. 

Após análise detalhada dos números que apareciam no cálculo do volume da esfera gigante, Arquimedes percebeu um fato curioso: havia uma grande repetição de multiplicações que envolviam o número 10. Surgiu então a ideia de representar sua resposta usando potência de base 10.


 Essa é história contada no video abaixo. Foi o mais curto é objetivo que encontrei. É um video amador, um breve resumo, mas com informações consistentes e  aspectos importantes da história.  





A  notação moderna que usamos hoje de potênciação  teve fundamento com o Matemático francês René Descartes (1596-1650) no século XVII. Descartes, além de suas contribuições referentes à potenciação  é também conhecido como Pai da Filosofia e da Matemática Modernas.

Texto escrito com base em informações disponíveis em:  http://www.infoescola.com/matematica/potencias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário